05/05/2016

O reino dos Leões - Zoo de Lisboa




Dos meus passeios ao Jardim Zoológico de Lisboa, deixo hoje como estrela dos meus cliques fotográficos:

Leões Africanos

Que se encontravam a dormir bem calmamente no dia em que os fui visitar.




 

Nome Científico: Panthera leo leo
Ordem: CARNIVORA
Família: Felidae


Distribuição e Habitat :
Em vários países da África Subsaariana.

Identificação:
Possuem uma pelagem amarela, existindo um dimorfismo sexual bem visível, os leões são maiores e mais pesados do que as leoas e apresentam uma extensa juba em torno da cabeça. Os juvenis exibem manchas negras na pelagem, que desaparecem com a idade. Os leões exibem um tufo de pelos na ponta da cauda. 



Hábitos:
Esses grandes felinos vivem em grupos sociais de 5 a 40 indivíduos, sendo os únicos felinos de hábitos gregários. Num bando, há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado dos filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos. O leão é o primeiro a comer, as crias são geralmente as últimas e mesmo a própria mãe poderá não partilhar a refeição com elas se estiver com muita fome.

Alimentação:
Alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Mas, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e por vezes acontece eles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Podem também chegar a roubar presas de leopardos, chitas, e hienas. Quando a caça é farta, são capazes de ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez. 





Reprodução:
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. O período de gestação é de mais ou menos 3 meses e meio, após os quais nascem entre uma a seis crias, que são amamentadas até aos seis a sete meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos três anos de idade e os machos aos cinco ou seis anos.

Estatuto de conservação e principais ameaças:
É uma espécie vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Está muito ameaçada devido à caça pelas populações locais, à caça ilegal para obtenção de troféus e à diminuição e fragmentação do seu habitat. 



Texto explicativo: Wikipedia; www.zoo.pt
Fotos: Pessoais



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo